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Portal de Ciência e Tecnologia

Fundação para Ciência e a Tecnologia

O Portal de Ciência e Tecnologia (PCT) foi desenvolvido pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia com o objectivo de unificar numa única interface aplicações de gestão (projectos, unidades, bolsas) e de comunicação com os interlocutores (individuais e colectivos) da FCT, procurando, através dessa unificação, melhorar significativamente a eficiência da dinâmica processual.


Utilizadores

O Portal de Ciência e Tecnologia providencia várias funcionalidades para utilizadores colectivos e individuais.

Os utilizadores colectivos são Unidades de I&D financiadas pela FCT, Laboratórios Associados, ou instituições beneficiárias de projectos, de bolsas e de outros financiamentos atribuídos pela FCT.

Os utilizadores individuais que, actualmente, podem aceder são os técnicos gestores de instituições beneficiárias após lhe terem sido delegadas competências pelo responsável da instituição.

Autenticação

A autenticação no portal faz-se através de Username e Password do utilizador individual ou colectivo.Todos os utilizadores individuais têm que estar registados.

Em todas as páginas encontrará ajudas on-line. Se tem dúvidas ou sugestões não deixe de as colocar.

Contamos com a sua participação no fornecimento de dúvidas de utilização, bem como quaisquer outras questões que queira colocar, de forma a tornar este serviço ainda mais útil à comunidade científica em Portugal. Envie um e-mail para pct@fct.pt.


Informações

12 Apr – 10:30

Entrada em vigor da lacragem de Pedidos de Pagamento através do Balcão 2020

A partir do dia 12 de abril, passa a ser obrigatória a utilização do Balcão 2020 como ponto de entrada no PCT para efetuar a lacragem de Pedidos de Pagamento de projetos cofinanciados pelo FEDER no âmbito do Portugal 2020.
A lacragem dos Pedidos de Pagamento, da responsabilidade da Instituição Proponente do projeto, requer que a entrada no PCT seja feita via Balcão 2020. Para isso, o elemento do grupo com acesso à lacragem de despesa no PCT deve igualmente ter um perfil de Super Utilizador no Balcão 2020. A submissão e certificação de Pedidos de Pagamento continuarão a ser efetuadas por entrada direta no PCT.
Encontra-se disponível no menu Ajuda/Documentos de Apoio do PCT um documento de instruções para este processo.

16 Feb – 12:01

Entrada em funcionamento da listagem de despesas com novos campos

Entrou em funcionamento o novo formato de listagem de despesas disponibilizado no PCT, para todos os tipos de projetos e beneficiários.
O novo formato introduz novos campos na listagem de despesas, a considerar independentemente da fonte de financiamento, em particular campos destinados à análise de amortizações e de procedimentos de contratação pública, e elimina os campos do documento de quitação.
Estão também disponíveis 2 módulos novos, no menu Dados da Instituição do PCT, para submissão da informação referente aos regimes de IVA e de Contratação Pública da/s Instituição/ões.

16 Feb – 12:00

Manual de Submissão de despesas, orientações de preenchimento IVA e CP, outros documentos

Foi disponibilizada nesta data uma nova versão do Manual de Submissão de Listagens de Despesas (v8) e documentos anexos, refletindo as alterações introduzidas na listagem de despesas.
As Orientações de Preenchimento do Regime de Contratação Pública e Regime de IVA, estão disponíveis no menu Ajuda/Documentos de Apoio do PCT.
Estão também disponíveis novos templates de documentos a enviar à FCT em conjunto com as cópias dos documentos de despesa identificados para verificação documental.

13 Feb – 16:20

Lacragem de PPs antes da entrada em vigor da nova listagem de despesas

A listagem de despesa com os novos campos relativos a procedimentos de CP e amortizações vai ser disponibilizada a partir de dia 15 de fevereiro.
Recomenda-se que as listagens em edição sejam lacradas até esta data, podendo-se evitar assim qualquer problema com a entrada em funcionamento da nova listagem.

22 Dec – 16:00

Listagem de despesas a submeter no PCT – novos campos

Foi disponibilizada nesta data o ficheiro Excel com a nova formatação e um documento com as orientações para o preenchimento dos novos campos da listagem, para que as entidades se possam preparar atempadamente para esta alteração.

A consulta destes 2 documentos pode ser realizada por aqueles que tiverem delegações de acesso, no Menu “Ajuda”, Submenu “Documentos de Apoio”.
A FCT informará oportunamente da data de entrada em vigor destas alterações. As alterações introduzidas serão refletidas numa nova versão do Manual de Submissão de Listagens de Despesas que se encontra em preparação.

05 Dec – 15:00

Consulta de pagamentos às instituições

Foi disponibilizada uma funcionalidade que permite pesquisar os pagamentos efetuados a entidades beneficiárias de projetos de ICDT e Unidades de I&D.

Depois do Administrador do PCT da instituição ter dado delegações de acesso, num utilizador ou grupo de utilizadores, à nova aplicação “Gestão de Financiamentos - Relatórios Financeiros”, a consulta pode ser realizada, seguindo os seguintes passos:


  • Entrar no PCT com as suas credenciais.

  • Escolher a última opção do menu chamada Gestão de Financiamentos.

  • Escolher a opção Relatórios Financeiros.

  • Escolher o relatório Pagamentos à instituição e definir o ano partir do qual pretende realizar a consulta (disponíveis pagamentos desde 2015)


A disponibilização desta informação substitui a regular comunicação das transferências efetuadas para projetos e unidades de I&D.

22 Nov – 17:00

Novos critérios de seleção da amostra

Aplicáveis aos beneficiários cofinanciados pelo FEDER (não são abrangidos os beneficiários financiados na totalidade pelo OE):


  • Seleção exaustiva dos documentos de despesa de todos os pedidos de pagamento que contenham até 30 documentos distintos;

  • Nos pedidos de pagamento com mais de 30 documentos distintos a amostra aleatória terá um nº mínimo de 30 documentos.


Os novos critérios serão refletidos nas amostras documentais a gerar automaticamente pelo PCT com base nos pedidos de pagamento submetidos a partir de 23/11/2016

15 Sep – 14:00

Publicação de anúncio para citação de contra-interessados “IF 2013”

http://www.fct.pt/legal/documentos/AnuncioAcao-ConcursoIF2013-380166BEVIS.pdf

29 Feb – 00:00

Publicação de anúncio para citação de contra-interessados “IF 2013”

http://www.fct.pt/legal/documentos/Anuncio_1282-159BELSB.pdf

22 Jan – 16:15

Publicação de anúncio para citação de contra-interessados “IF 2013”

http://www.fct.pt/legal/documentos/Anuncio_contra_interessados_1554152BEPRT.pdf

13 Jan – 14:54

Publicação de anúncio para citação de contra-interessados “IF 2013”

http://www.fct.pt/legal/documentos/Anuncio_ContraInteressados.pdf

23 Dec – 17:13

22 Sep – 11:00

Publicação de anúncio para citação de contra-interessados “IF 2013”

http://www.fct.pt/legal/documentos/AnuncioAcao-ConcursoIF2013.pdf

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