Personal Data

Full name

Maria Suzana Ribeiro Ferreira de Carvalho Metello de Nápoles

Publishing name

Maria Suzana Ribeiro Ferreira de Carvalho Metello de Nápoles

Birthday

1949-06-28T00:00:00

Academic Degrees

DOUTORAMENTO(0)

Degree date

1988

Final grade

Com Distinção

Degree granting institution

Universidade de Lisboa

School / College / Campus

Faculdade de Ciências

Thesis title

Supervisor

Co-supervisor

Scientific area

Profissional activity

Period Position Institution
1989.... Professora Auxiliar Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa
1984-1989 Assistente Convidada Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa
1972 - 1984 Assistente Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa

Area of scientific activity

Area of scientific activity

Mathematics (Analysis)

Specialization domain

Harmonic Analysis on Abstract Spaces <br><br>

Current main scientific area

Public understanding of Mathematics

Other scientific activities

Development of modules for communicating mathematical ideas

Experience as scientific advisor

Concluded Master Thesis
Area: Mathematics Teaching
Paulo Jorge da Fonseca Antunes, A Matemática nos sistemas de ensino espanhol, francês
e irlandês - síntese comparativa com o sistema de ensino português, Junho de 2004

Area: Mathematics Teaching
Luís Barbosa, Logaritmos: diferentes abordagens (início em Julho de 2004)

Area: Mathematics Teaching
Ana Eliete Reis, Euxiliares de cálculo no ensino da matemática, DM-FCUL, 2011

Area: Mathematics Teaching
Oksana Verbytska, Matemática no Dia-a Dia, Dezembro de 2014, FCUL


Concluded PHD Thesis
Area: Mathematics
Margarida Oliveira “Da modelação matemática à simulação computacional. A experimentação
matemática no ensino”. Doutoramento em Ciências, na especialidade de Matemática,
Universidade do Minho 2015. (Coorientação).

Participations in R&D projects

Projeto Matemática em Acção/CMAF, em colaboração com o Museu de Ciência da Universiade de Lisboa.

Projeto Geometria Intuitiva e Interativa/Coordenação do projeto/Faculdade de Ciências da ULisboa/ Financiado pela Fundac¸a~o Calouste Gulbenkian no a^mbito dos “Projetos Inovadores no Domi´nio Educativo”

Awards

Year Award Awarding entity
2016 Prémio de Excelência Casa das Ciências

Publications

Capítulos de livros

  • -Nápoles, S., Sombras do tempo, em Luzboa – A Arte da Luz em Lisboa, Edição
    Extra]muros[ , ISBN 972-95656-5-1, p. 20-21, Dezembro 2004

    - Nápoles, S., Como são formados os professores de Matemática em Portugal, em
    Desastre no ensino da Matemática: como recuperar o tempo perdido (coordenação de
    Nuno Crato), p. 135-141, Gradiva, SPM-Gradiva, 2006

    - Eiró, A.M., Nápoles, S., Rodrigues, J.F, Silva, J.N., Mathematics in Action from Lisbon:
    Engagement with the Popularization and Communication of Mathematics, em Raising
    Public Awareness of Mathematics (Editores: E. Behrends, N. Crato, J. F. Rodrigues), p.
    135-153, Springer Heidelberg New York Dordrecht London, 2012

Outras publicações

  • - Nápoles, S., O que é um Ponto de inflexão?, Gazeta de Matemática nº 140, p. 32-39,
    2001

    - Gouveia, M.J., Nápoles, S., Sobre as provas nacionais de Matemática para o Ensino
    Básico, p.7-10, Educação e Matemática nº 93, 2007

    - Oliveira, M., Nápoles, S., Using a Spreadsheet to Study the Oscillatory Movement of a
    Mass-Spring System, Spreadsheets in Education, , (eJSiE): Vol.3, Iss.3, art2, 2010

    - Oliveira, M., Nápoles, S., Oliveira, S., Fourier Analysis: Graphical Animation and Analysis
    of Experimental Data with Excel, Spreadsheets in Education, (eJSiE): Vol.5: Iss. 2, art2,
    2012

    - Nápoles, S., Oliveira, M., Da Modelação Matemática à Simulação Computacional: Uma
    Experiência no Âmbito da Formação Contínua de Professores, Gazeta de Matemática
    nº 166, p. 44-50, 2012

    - Oliveira, M., Nápoles, S., Functions and Mathematical Modelling with Spreadsheets
    Publication: Spreadsheets in Education (eJSiE): Vol. 10, Iss. 2, art1, 2017

Livros (autor)

  • -Nápoles, S., Lições de Análise Infinitesimal, Lisboa, Edição da Associação de Estudantes
    da Faculdade de Ciências de Lisboa, 1996

    - Nápoles, S., Sequeira, L., Verdadeiro ou Falso? Análise Real, Lisboa, Edição da
    Associação de Estudantes da Faculdade de Ciências de Lisboa, 1996

    - Teixeira P., Precatado A., Albuquerque C., Antunes C., Nápoles S., Funções:
    Matemática - 10º ano de escolaridade, Lisboa, Edição do Ministério da Educação,
    Departamento do Ensino Secundário, 1997

    - Teixeira P., Precatado A., Albuquerque C., Antunes C., Nápoles S., Funções:
    Matemática - 11º ano de escolaridade, Lisboa, Edição do Ministério da Educação,
    Departamento do Ensino Secundário,1998

    - Teixeira P., Precatado A., Albuquerque C., Antunes C., Nápoles S., Funções:
    Matemática - 12º ano de escolaridade, Lisboa, Edição do Ministério da Educação,
    Departamento do Ensino Secundário, 1999

    - Carreira A., Nápoles S., Variável Complexa – Teoria Elementar e Exercícios Resolvidos,
    Lisboa, Editora McGraw-Hill, 1998

    - Nogueira J. Eurico, Nápoles Suzana, Monteiro António, Rodrigues José A. Contar
    e Fazer Contas - uma introdução à Teoria dos Números, Lisboa, Editora SPM-Gradiva, 2004

    - Sequeira L., Freitas P. J., Nápoles S., Números e Operações, Lisboa, Edição do Ministério
    da Educação, Direcção-Geral de Inovação e de Desenvolvimento Curricular, 2007

    - Albuquerque C., Veloso, E., Rocha, I., Santos, L., Serrazina, L., Nápoles, S., A Matemática
    na Formação Inicial de Professores, Associação de Professores de Matemática, Secção
    de Educação Matemática da Soc. Portuguesa de Ciências da Educação, Novembro 2006

    - Crato N., Nápoles S., Correia de Oliveira F., Relógios de Sol, Lisboa, Edição dos CTT, 2007

Publicações em actas de encontros científicos

  • - Nápoles, S., A repercussão dos meios tecnológicos no ensino da Matemática, Actas do debate sobre o Ensino da Matemática na Universidade em Portugal e assuntos relacionados, Fevereiro de 1999, Caparide

    - Nápoles, S., Oliveira, From mathematical modelling to computational simulation, DM@MD Klein XXIst. Proceedings of International workshop, 2009, Funchal

    -Nápoles, S., Oliveira, M., Ralha, E., Learning Mathematics with EXCEL, EDULEARN10 Proceedings ISBN:978-84-613-9386-2, 2010

    - Nápoles, S., Oliveira, M., Sundials, Mathematics and Astronomy with a Spreadsheet ICERI2010 Proceedings ISBN: 978-84-614-2439-9, 2010, Madrid, Spain

    - Nápoles, S., Oliveira, M., Learning Mathematics with Excel, International Conference on Education and New Learning Technologies. Proceedings of EDULEARN10 Conference, 5th7th July 2010, Barcelona, Spain. ISBN: 978-84-613-9386-2, Barcelona, Spain

    - Nápoles, S., Oliveira, M., Ralha, E., Topics of Physics in Virtual Experimentation, INTED2011 Proceedings ISBN:978-84-614-7423-3, 2011, Valencia, Spain.

    - Nápoles, S., Oliveira, M., Old Proofs, New Technologies, The Tenth International Conference on Technology in Mathematics Teaching, Proceedings of, ICTMT10 University of Portsmouth, UK, July 5-8, 2011.

    - Nápoles, S., Medir o Tempo: a Matemática nos relógios de Sol/Actas do 1º Seminário Internacional de Arquitectura e Matemática, Universidade Lusíada, 2014

    - Nápoles, S., Oliveira, M., Intuitive and Interactive Geometry, Proceedings of INTED 2017, 11th annual International Technology, Education and Development Conference, Valência (Spain), March 2017
    .
    - Nápoles, S., Oliveira, M., Soeiro, J., Forms and Formulas with GeoGebra, Proceedings of ICERI 2017, 10th annual International Conference of Education, Research and Innovation, November 2017, Sevilha, Spain

Communications

Comunicações orais por convite

“As Sombras do Tempo: relógios de sol em Lisboa” – Seminário Internacional Luzboa - Novembro de 2003, Instituto Franco-Português, Lisboa

“Perspectivas e práticas curriculares” – 14º Seminário de Investigação em Educação Matemática - Novembro de 2003, Santarém

“As Sombras do Tempo: um projecto na área da divulgação da Matemática” – Escola de Verão da Sociedade Portuguesa de Matemática – Setembro de 2003

“How are mathematics teachers trained in Portugal” – Workshop on Elementary and Secondary Mathematics Teaching in Portugal «Teaching Mathematics – Catching up on time lost» –Caparide, Outubro de 2003

“Visualização geométrica no século XIX: o caso das superficies regradas” – !4º Encontro do Seminário Nacional de História da Matemática – Abril de 2002, Évora

“A repercussão dos meios tecnológicos no ensino da Matemática “– Debate sobre o Ensino da Matemática na Universidade em Portugal e assuntos relacionados, Centro Internacional de Matemática (CIM), Fevereiro de 1999, Caparide

"O papel da Geometria no tratamento de temas de Álgebra e Análise: alguns exemplos" - Conferência com debate-ProfMat2008 - 3 de Setembro 2008, Elvas

"Os Modelos de Superfícies Regradas de Théodore Olivier do Muhnac", com Pinho, E., Xavier, J.P., Palaré, O., I Seminário História das Coleções, Investigação recente e novos olhares, 12 de maio de 2013, Muhnac

"Luz, Sombra e Relógios de Sol", Ciclo Noites de Ciências, Noites de Luz, 25 de Setembro de 2015, Faculdade de Ciências da ULisboa