Personal Data

Full name

Anabela Ribeiro Dias da Costa

Publishing name

Anabela Costa

Birthday

1966-05-17T00:00:00

Academic Degrees

DOUTORAMENTO(0)

Degree date

2008

Final grade

Distinção e Louvor

Degree granting institution

Universidade de Lisboa

School / College / Campus

Faculdade de Ciências

Thesis title

Aplicação de Modelos de Investigação Operacional Adequados à Resolução de Problemas da Área Financeira

Supervisor

José Manuel Pinto Paixão

Co-supervisor

Scientific area

Optimização

Profissional activity

Period Position Institution
01-10-1989 - Docente universitária, actualmente, com a categoria de Professora Auxiliar. A leccionação tem-se repartido pelas seguintes áreas curriculares: Matemática Geral; Investigação Operacional; Data Mining; Métodos de Avaliação para Projectos de Investimento. A actividade de docência tem sido desenvolvida no departamento de Métodos Quantitativos do ISCTE - Instituto Universitário de Lisboa.
01-01-1989 - 30-09-1989 Estágio Profissionalizante com a duração de nove meses, subordinado ao tema “Análise e Simulação de Filas de Espera”, que consistiu na análise e no estudo de modelos para as filas de espera dos camiões que se vão abastecer a uma fábrica. O estágio foi realizado na Quimigal - Negócios de Adubos, S.A., em concreto, o estudo incidiu sobre a fábrica localizada em Alverca.

Area of scientific activity

Area of scientific activity

A área científica de formação é a Matemática Aplicada com especialidade no ramo da Estatística e da Investigação Operacional.
A actividade de docência permitiu desenvolver competências nas seguintes áreas:
» Matemática Geral, nomeadamente, nos seguintes temas: Cálculo Integral (Primitivas; Integrais Simples; Integrais Múltiplos; Integrais de Linha e Integrais de Superfície); Equações Diferenciais; Equações às Diferenças; Matrizes e Espaços Vectoriais; Cálculo Diferencial; Séries Numéricas e de Funções.
» Investigação Operacional, no que diz respeito à: Programação Linear; Optimização em Redes; Gestão e Planeamento de Projectos; Métodos Heurísticos.
» Data Mining, nos seguintes temas: Árvores de Decisão; Redes Neuronais e Regras de Associação.
Os trabalhos conducentes à elaboração da tese de doutoramento permitiram ampliar o conhecimento sobre Métodos de Avaliação para Projectos de Investimento. Nomeadamente, o Método de Simulação de Monte Carlo, Aproximações em Árvore e Métodos às Diferenças Finitas.

Specialization domain

O domínio de especialização divide-se em três áreas:
1- Aplicação de Modelos de Investigação Operacional na resolução, de forma exacta ou aproximada, de Problemas Reais. Quando a complexidade do problema impede a obtenção da sua solução óptima, a resolução aproximada gera soluções admissíveis para o problema (através de procedimentos heurísticos) e desenvolve metodologias para aferir a qualidade das mesmas.
2- Aplicação do Data Mining ao estudo de bases de dados, com o objectivo de identificar padrões, regras com significado ou realizar previsões.
3- Avaliação de Projectos em que o investimento é parcial ou completamente irreversível, existe incerteza sobre as recompensas futuras do investimento e há possibilidade de adiar, pelo menos, por algum tempo, a tomada de decisão sobre o investimento. Os projectos que possuem estas características surgem dos recursos de gestão de uma empresa, tais como, conhecimento tecnológico, reputação, posição de mercado e potencial de crescimento.

Current main scientific area

Actualmente, os interesses de investigação são:
1- Avaliação de Projectos I&D e Projectos relativos aos direitos de exploração de terras ou recursos naturais
1.1- Desenvolvimento de aproximações, baseadas em Relaxações Surrogate, para avaliar um Problema de Investimento com Restrição Orçamental e Opção de Adiar a Decisão de Investimento.
1.2- Desenvolvimento de um modelo em Árvore Binomial para avaliar um Projecto I&D com m etapas na fase I&D.
2- Previsão de Séries Temporais Financeiras recorrendo à aplicação de ferramentas da Inteligência Artificial.

Other scientific activities

A investigação que tem sido realizada sobre a avaliação de projectos de investimento permitiu criar uma Unidade Curricular optativa denominada Técnicas Quantitativas de Avaliação de Projectos. Desde o ano lectivo 2009/ 2010, esta Unidade Curricular tem sido disponibilizada aos alunos que frequentam o 3º ano das Licenciaturas da Escola de Gestão do ISCTE-IUL. A partir do ano lectivo 2011/ 12 esta Unidade Curricular, com a designação Project Evaluation Methods, passou a ser oferecida aos alunos do International Exchange Programmes in Management.

Experience as scientific advisor

1-Ana Margarida Gomes Alexandre (2009). Customer Lifetime Value na Banca. Mestrado em Prospecção e Análise de Dados, ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa. Orientador: Anabela Costa.
2-Marcos André Pais Henriques (2010). Árvores de Decisão e Redes Neuronais: Aplicação a Web Mining. Mestrado em Prospecção e Análise de Dados, ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa. Orientadores: Diana Mendes e Anabela Costa.
3-Jorge Filipe Almeida Correia (2011). A Decision Support Tool for Retail Product Assortment. Master of Science in Business Administration, ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa. Orientadores: Anabela Costa e Ana Maria Simões.

Awards

Year Award Awarding entity

Publications

Artigos em revistas de circulação internacional com arbitragem científica

  • 1- Costa, A., J.M. Paixão (2010). An Approximate Solution Approach for a scenario-based Capital Budgeting Model, Computational Management Science, Vol. 7, issue 3, pp 337-353.
    2- Costa, A., J. Correia, A. Simões (2013). A Decision Support Tool for Retail Product Assortment, Proceedings of the 5th Annual Global Management Conference, pp 1-13.
    3- Costa, A., J. P. Paixão (2014). A Dynamic Programming approach for evaluating a portfolio of R&D projects with a budget, SOP Transactions on Applied Mathematics, 1(2), pp 126-140.

Outras publicações

  • 1-Costa, Anabela, Paixão, José M. P. (2012), Approaches for evaluating a portfolio of R&D projects with a budget, Working Paper 10/2012 (disponível em http://cio.fc.ul.pt), Centro de Investigação Operacional da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa.
    2-Cortinhal, M.J., Costa, A., Lopes, M.J., Nunes, A.C. (2012), A mixed integer linear programming model for an integrated supply chain network design with outsourcing, Working Paper 5/2012 (disponível em http://cio.fc.ul.pt), Centro de Investigação Operacional da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa.

Publicações em actas de encontros científicos

  • 1-Branco, Isabel; Costa, Anabela; Paixão, José M. P. (1995). Vehicle Scheduling Problem with Multiple Type of Vehicles and a Single Depot. In Daduna, Joachim R./ Branco, Isabel/ Paixão, José M. Pinto (Eds.), Computer-Aided Transit Scheduling Proceedings, Lisbon, Portugal, pp 115-129.
    2-Cortinhal, M.J., Costa, A.R., Nunes, A.C., Lopes, M.J. (2011). A model for an extended intermodal logistic network design. XIX EWGLA Conference Proceedings, pp 67-68.
    3-Cortinhal, M.J., Costa, A.R., Lopes, M.J., Nunes, A.C., (2012), A mixed integer linear programming model for an intermodal integrated supply chain network design. CO12-International Symposium on Combinatorial Optimization Proceedings, pp 42.
    4-Costa, A., Paixão, J.M.P. (2012), A Surrogate Constraint Approach for a Scenario-based Capital Budgeting Model. CO12-International Symposium on Combinatorial Optimization Proceedings, pp 44.

Teses

  • 1- Costa, Anabela; “Escalonamento de Viaturas com diferentes tipos de veículos” – Tese de Mestrado, sob a orientação de Prof. Doutora Isabel Branco e Prof. Doutor José M. P. Paixão. Departamento de Estatística e Investigação Operacional da Faculdade de Ciências de Lisboa, Julho de 1993.
    2-Costa, Anabela; “Aplicação de Modelos de Investigação Operacional adequados à Resolução de Problemas da Área Financeira” – Tese de Doutoramento, sob a orientação do Prof. Doutor José M. P. Paixão. Departamento de Estatística e Investigação Operacional da Faculdade de Ciências de Lisboa, Setembro de 2008.

Communications

Outras comunicações orais

1- Apresentação de uma comunicação, em co-autoria com Isabel Branco e José M. P. Paixão, no V Congresso da APDIO, “IO`92”, realizado em Abril de 1992 na cidade de Évora, intitulada “O Problema de Escalonamento de Viaturas com Diferentes Tipos de Veículos”.
2- Apresentação de uma comunicação, em co-autoria com Isabel Branco e José M. P. Paixão, no 6th International Workshop on Computer-Aided Scheduling of Public Transport, realizado em 8 de Julho de 1993 em Lisboa, intitulada “Vehicle Scheduling with Multiple Types of Vehicles”.
3- Apresentação de uma comunicação, em co-autoria com Isabel Branco, Marta Mesquita e José M. P. Paixão, no XII World Conference on Operations Research, realizado em 13 de Julho de 1993 em Lisboa, intitulada “Vehicle Scheduling Problems: A Lagrangean Relaxation for the Multiple-Depot and the Single Depot with Different Types of Vehicles”.
4- Apresentação de uma comunicação, em co-autoria com Isabel Branco e José M. P. Paixão, no VI Congresso da APDIO, “IO`94”, realizado em Março de 1994 na cidade de Braga, intitulada “O Problema de Escalonamento de Viaturas com Diferentes Tipos de Veículos”.
5- Apresentação de uma comunicação intitulada “O Problema de Escalonamento de Viaturas com diferentes tipos de veículos”, realizada em Março de 1994, no decorrer de um ciclo de Conferências, do Departamento de Estatística e Investigação Operacional, da Faculdade de Ciências de Lisboa.
6- Apresentação de uma comunicação intitulada “O Problema de Escalonamento de Viaturas com diferentes tipos de veículos”, realizada em Maio de 1995, no âmbito de um ciclo de seminários do ISCTE.
7- Apresentação de uma comunicação intitulada “Aplicação de Modelos de Investigação Operacional adequados à Resolução de Problemas da Área Financeira”, realizada em Janeiro de 2003, no âmbito de um encontro do Centro de Investigação Operacional (CIO) – DEIO da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa.
8- Apresentação de uma comunicação, em co-autoria com José M. P. Paixão, na 7ª Conferência do CEMAPRE, “Aplicações da Matemática à Economia e à Gestão”, realizada em Setembro de 2003, na cidade de Lisboa, intitulada “Uma solução admissível para o Modelo de Investimento baseado em Cenários com restrições de Orçamento e de Tempo”.
9- Apresentação de uma comunicação, em co-autoria com José M. P. Paixão, na 21ª Conferência Europeia de Investigação Operacional EURO XXI 2006, realizada em Julho de 2006, na cidade de Reykjavík, intitulada “A real options approach for evaluating a portfolio of R&D projects with a budget constraint”.
10- Apresentação de uma comunicação, em co-autoria com José M. P. Paixão, no 12º Congresso da APDIO (Associação Portuguesa de Investigação Operacional), IO 2006, realizado em Outubro de 2006, na cidade de Lisboa, intitulada “Aplicação da Teoria das Opções Reais para avaliar uma carteira de projectos I&D com uma restrição orçamental”.
11- Apresentação de uma comunicação, em co-autoria com José M. P. Paixão, na 6th International Conference Applications of Physics in Financial Analysis, APFA 6, realizada em Julho de 2007, na cidade de Lisboa, intitulada “An Investment Decision Model for a portfolio of R&D projects with a budget constraint”.
12- Apresentação de uma comunicação, em co-autoria com José M. P. Paixão, na conferência internacional Optimization 2007, realizada em Julho de 2007 na cidade do Porto, intitulada “An Investment Decision Model for a portfolio of R&D projects”.
13- Apresentação de uma comunicação, em co-autoria com José M. P. Paixão, na conferência Euro Working Group on Financial Modelling, realizada em Novembro de 2007, na cidade de Lisboa, intitulada “An Investment Decision Model for a portfolio of R&D projects with a budget constraint”.
14- Apresentação de uma comunicação intitulada “Aplicação dos Modelos de Investigação Operacional a Problemas de Avaliação de Opções Reais”, realizada em Novembro de 2008, no âmbito de um ciclo de seminários do ISCTE.
15- Apresentação de uma comunicação, em co-autoria com José M. P. Paixão, no 14º Congresso da APDIO (Associação Portuguesa de Investigação Operacional), IO 2009, realizado em Setembro de 2009, na cidade de Almada, intitulada “Uma Aproximação para um Modelo de Investimento, baseado em cenários, com Restrição Orçamental”.
16- Comunicação, em co-autoria com Ana Margarida Alexandre, nas XVII Jornadas de Classificação e Análise de Dados, JOCLAD 2010, realizadas em Março de 2010, na cidade de Lisboa, intitulada “Customer Lifetime Value: Aplicação numa Instituição Bancária”.
17- Apresentação de uma comunicação, em co-autoria com José M. P. Paixão, na 24ª Conferência Europeia de Investigação Operacional EURO XXIV 2010, realizada em Julho de 2010, na cidade de Lisboa, intitulada “Comparison of two approaches for evaluating a portfolio of R&D projects with a budget constraint”.
18- Apresentação de uma comunicação, em co-autoria com José M. P. Paixão, no 15º Congresso da APDIO, IO 2011, realizado em Abril de 2011, na cidade de Coimbra, intitulada “Soluções Aproximadas para Avaliar uma Carteira de Projectos I&D sujeita a Restrição Orçamental”.
19- Apresentação de uma comunicação, em co-autoria com José M. P. Paixão, na conferência internacional Optimization 2011, realizada em Julho de 2011 na cidade de Almada, intitulada “An alternative approach for a scenario-based capital budgeting model”.
20- Apresentação de uma comunicação, em co-autoria com José M. P. Paixão, na 42ª conferência da Sociedade Italiana de Investigação Operacional, AIRO 2011, realizada em Setembro de 2011, na cidade de Brescia, intitulada “Heuristic algorithm for a scenario-based capital budgeting model”.
21- Comunicação, em co-autoria com M. J. Cortinhal, M. J. Lopes, A. C. Nunes, na 42ª conferência da Sociedade Italiana de Investigação Operacional, AIRO 2011, realizada em Setembro de 2011, na cidade de Brescia, intitulada "An extended model for logistic network design".
22- Comunicação, em co-autoria com M. J. Cortinhal, M. J. Lopes, A. C. Nunes, no XIX EWGLA Meeting, realizado em Outubro de 2011, na cidade de Nantes, intitulada "A model for an extended intermodal logistic network design".
23-Apresentação de uma comunicação, em co-autoria com José M. P. Paixão, na 25ª Conferência Europeia de Investigação Operacional EURO XXV 2012, realizada em Julho de 2012, na cidade de Vilnius, intitulada "Different approaches for evaluating a portfolio of R&D projects".
24- Comunicação, em co-autoria com J. M. P. Paixão, na 25ª Conferência Europeia de Investigação Operacional EURO XXV 2012, realizada em Julho de 2012, na cidade de Vilnius, intitulada "A Surrogate Constraint Approach for a Scenario-based Capital Budgeting Model".
25- Comunicação, em co-autoria com Cortinhal, M.J., Nunes, A.C., Lopes, M.J., na 25ª Conferência Europeia de Investigação Operacional EURO XXV 2012, realizada em Julho de 2012, na cidade de Vilnius, intitulada “Non-full coverage facility location problems”.
26-Apresentação de uma comunicação, em co-autoria com José M. P. Paixão, no CO12-International Symposium on Combinatorial Optimization 2012, realizado em Setembro de 2012, na cidade de Oxford, intitulada "A Surrogate Constraint Approach for a Scenario-based Capital Budgeting Model".
27- Comunicação, em co-autoria com M. J. Cortinhal, M. J. Lopes, A. C. Nunes, no CO12-International Symposium on Combinatorial Optimization 2012, realizado em Setembro de 2012, na cidade de Oxford, intitulada "A mixed integer linear programming model for an intermodal integrated supply chain network design".
28- Comunicação, em co-autoria com Correia, J., Simões, A., no GMC2013 – 5th Annual Global Management Conference 2013, realizado em Maio de 2013, em Lisboa, intitulada “A Decision Support Tool for Retail Product Assortment”.
29- Comunicação, em co-autoria com Paixão, J.M., no IO2013 – 16º Congresso da APDIO, realizado em Junho de 2013, em Bragança, intitulada “Management of a R&D Portfolio: a 0-1 Integer Linear Programming Model”.
30- Comunicação, em co-autoria com Paixão, J.M., no EURO-INFORMS2013 - 26th European Conference on Operational Research, realizado em Julho de 2013, em Roma, intitulada “Optimal Decision Policy and Budget Allocation for a R&D Portfolio”.
31- Comunicação, em co-autoria com Paixão, J.M., no EURO-INFORMS2013- 26th European Conference on Operational Research, realizado em Julho de 2013, em Roma, intitulada “Surrogate Constraint Normalization Rules for a Capital Budgeting Model”.
32- Comunicação, em co-autoria com Paixão, J.M., no CMS2014 -11th International Conference on Computational Management Science, realizado em Maio de 2014, em Lisboa, intitulada “A Comparison of Surrogate Relaxations for a Capital Budgeting Model”.
33- Comunicação, em co-autoria com Paixão, J.M., no IO2015 – 17º Congresso da APDIO, realizado em Setembro de 2015, em Portalegre, intitulada “Surrogate Relaxations Approaches for a Capital Budgeting Model”.
34- Comunicação, em co-autoria com Paixão, J.M., no CO16 - International Symposium on Combinatorial Optimization 2016, realizado em Setembro de 2016, em Canterbury, intitulada “Surrogate constraint relaxations for a capital budgeting model with the option to defer”.
35- Comunicação, em co-autoria com Paixão, J.M., no IO2017 – 18º Congresso da APDIO, realizado em Junho de 2017, em Valença, intitulada “Heuristic algorithms for a capital budgeting problem with the option to defer”.