Personal Data

Full name

Carina Soares da Silva Fortes

Publishing name

Carina Silva Fortes

Birthday

1974-07-28T00:00:00

Academic Degrees

MESTRADO(1)

Degree date

2004

Final grade

Muito Bom

Degree granting institution

Universidade de Lisboa

School / College / Campus

Faculdade de Ciências

Thesis title

Análise Estatísitca das Curvas ROC em Testes de Diagnóstico

Supervisor

Professora Doutora Maria Antónia Amaral Turkman

Co-supervisor

Professora Doutora Lisete Sousa

Scientific area

Matemática

LICENCIATURA(4)

Degree date

1999

Final grade

14 (catorze valores)

Degree granting institution

Universidade de Lisboa

School / College / Campus

Faculdade de Ciências

Thesis title

Análise de Resultados em Educação - Matemática

Supervisor

Professora Doutora Maria Antónia Amaral Turkman

Co-supervisor

Professora Doutora Lisete Sousa

Scientific area

Matemática

DOUTORAMENTO(0)

Degree date

2012

Final grade

Aprovada com Distinção e Louvor por unanimidade do Júri

Degree granting institution

Universidade de Lisboa

School / College / Campus

Faculdade de Ciências

Thesis title

Uma Aplicação da Metodologia ROC na análise de dados de microarrays

Supervisor

Professora Doutora Maria Antónia Amaral Turkman

Co-supervisor

Professora Doutora Lisete Sousa

Scientific area

Probabilidades e Estatística

Profissional activity

Period Position Institution
Desde 2004 Professora Adjunta Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Lisboa
2001 a 2004 Assistente 1º Triénio Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Lisboa
1999 a 2001 Equiparada a Assistente do 1º Triénio Escola Superior de Educação de Castelo Branco

Area of scientific activity

Area of scientific activity

Probabilidades e Estatística
Análise de dados em microarrays.
Análise de dados em saúde.
Estatística não-paramétrica.

Specialization domain

Probabilidades e Estatística

Current main scientific area

Genética Quantitativa. Estatística aplicada às Ciências da Saúde e Biologia. Estatística Bayesiana. Análise de dados em microarrays. Estatística não-paramétrica.

Other scientific activities

Membro integrado do Centro de Estatística e Aplicações da Universidade de Lisboa. Coordenadora editorial do livro de actas da IV Conferência Estatística e Qualidade na Saúde-EQS2005. Coordenadora do Curso de curta duração "Análise de dados estatísticos em R" na ESTeSL, em 2007. Leccionou as disciplinas de Bioestatística, Métodos Matemáticos, Métodos e Tratamento de Dados e Informação 1 e 2 na ESTeSL e Álgebra Linear, Análise Infinitésimal, Estatística Aplicada, Teoria dos Números, Estatística Aplicada à Educação na ESE-IPCB. Leccionou a disciplina de Tratamento e Análise de Dados ao Mestrado Intervenção Sócio-organizacional na Saúde ESTeSL/UE. Formadora no GTPB Bioinformatics training programme do Instituto Gulbenkian de Ciência desde 2011. Coordenadora da Área Científica de Matemática da ESTeSL. Membro da Comissão Executiva do Gabinete da Qualidade da ESTeSL.

Experience as scientific advisor

Bruno Pereira – Avaliação da Tonopaquimetria como exame de rastreio de Glaucoma primário de ângulo aberto – Mestrado em Gestão e Avaliação de Tecnologias em Saúde. (2013)

Ana Rato – Electrocardiograma vs. Ecocardiograma na deteção de Hipertrofia Ventricular Esquerda em pacientes com Hipertensão Arterial - Mestrado em Gestão e Avaliação de Tecnologias em Saúde. (2013)

Margarete Cardoso - A PERCEÇÃO DO DADOR DE SANGUE FACE À DÁDIVA DE SANGUE E AO ESTATUTO DO DADOR DE SANGUE (2013)


Participations in R&D projects

Participação, enquanto membro da equipa no projecto EMPIRION- European
Masters Programme In Radiation scIences for Oncology. Este projecto foi financiado
pela União Europeia atravéss do programa Sócrates Erasmus 2005-2008 com
o código 218652-IC-1-2004-1-NL-ERASMUS-Proguc-1 20052766. O projecto tem
como coordenador geral a InHolland University (Holanda) e como parceiros as Universidades
Médica de Poznan (Polónia), Técnica de Dresden (Alemanha) e Médica
de Viena (Áustria), além da ESTeSL (Portugal). Com este projecto pretende-se
criar um Mestrado Pan-Europeu pós Bolonha em Radiological Sciences for Oncology
( a iniciar em Outubro de 2009), através do qual se preparam profissionais
altamente qualificados nesta área, para a Europa (Físicos, Técnicos e Médicos).


Membro da equipa do projecto de investigação ”MEGA:Métodos Estatísticos
em Genética e Ambiente”, ´Area Científica de Matemática. Este projecto é financiado
pela Fundação para a Ciência e Tecnologia com a referência PTDC/MAT/64353/2006.
Este projecto tem por objectivo o desenvolvimento de métodos estatísticos em dados
do ambiente e da genética.

Consultora estatística no Projecto de Investigação -Saúde e estilos de vida no Concelho de Loures -Organizações participantes:
-Câmara Municipal de Loures
-Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Lisboa
O projecto de investigação «Saúde e estilos de vida no concelho de Loures» decorre entre Outubro de 2007 e o primeiro semestre de 2009 e enquadra-se no âmbito de um Protocolo de parceria entre a Câmara Municipal de Loures e a Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Lisboa. Os seus resultados produzirão um conhecimento aprofundado e relevante acerca da relação existente entre os estilos de vida e a saúde/doença da população do concelho de Loures, não apenas ao nível do estado de saúde mas também das percepções e sobretudo das práticas relativas à saúde. A produção de conhecimento daí resultante constituirá um instrumento precioso ao fornecer elementos e ao criar um conjunto de indicadores que sirvam de base à definição e programação de acções específicas e de estratégias de intervenção a implementar e desenvolver neste domínio, direccionadas para as necessidades identificadas e orientadas para a especificidade do concelho de Loures.


Membro do Grupo de Investigação em Genética e Metabolismo da Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Lisboa


Awards

Year Award Awarding entity

Publications

Teses

  • - Silva, C. (2004). As Curvas ROC como Instrumento na Análise Estatística de Testes de Diagnóstico. Tese de dissertação para a obtenção do grau de Mestre, DEIO-FCUL.

    - Silva,C (1999). Comparação de Resultados em Educação-Matemática. Tese dissertação para a obtenção do grau de Licenciado, DEIO-FCUL.

    -Silva-Fortes, C. (2012). Uma aplicação da metodologia ROC na análise de dados de microarrays. Dissertaçaõ para a obtenção do grau de licenciado, DEIO-FCUL.

Capítulos de livros

  • Silva-Fortes, C. (2011). Testes de Diagnóstico e Curvas ROC. Em Bioestatística e Qualidade na Saúde. Cunha, G., Eiras, M. e Teixeira, N. (Eds). LIDEL.

Artigos em revistas de circulação internacional com arbitragem científica

  • Eiras, M., Escoval, A., Grillo, I. A. and Silva-Fortes, C. Patient safety culture in Portuguese hospitals: instrument validity and reliability. International Journal of Health Care Quality Assurance. (no prelo, a publicar em 2014).

    Silva-Fortes, C., Amaral Turkman, M. A., Lança, L., Silva, R. and Marques, G. (2013). An Application of MRMC curves on Radiology. J.L. da Silva et al. (eds.), Advances in Regression, Survival Analysis, Extreme Values, Markov Processes and Other Statistical Applications, Studies in Theoretical and Applied Statistics, DOI 10.1007/978-3-642-34904-1 47, Springer-Verlag Berlin Heidelberg, pp:421-427.

    Martins, H., Carreiras, M., Ribeiro, M. and Silva-Fortes, C. (2013). The influence of the blood pressure on the venous cerebral flow measured by magnetic susceptibility (SWI) technique. Journal of Biomedical Science and Engineering, 6, 426-434.

    Silva-Fortes, C., Amaral Turkman, M. A. and Sousa, L. (2012). Arrow Plot: a new graphical tool for selecting up and down-regulated genes and genes differential expressed on subsamples. BMC Bioinformatics, 13:147.

    .




Capítulos de livros

  • Silva-Fortes, C. (2011). Testes de Diagnóstico e Curvas ROC. Em Bioestatística e Qualidade na Saúde. Cunha, G., Eiras, M. e Teixeira, N. (Eds). LIDEL.

Publicações em actas de encontros científicos

  • -Silva-Fortes, C. Amaral Turkman, M.A. e Sousa, L. (2013). Curvas ROC degeneradas na análise de genes diferencialmente expressos. Livro de Atas da VII Conferência Estatística e Qualidade na Saúde, pp34-41.

    Silva-Fortes, C., Amaral Turkman, M. A. E Sousa, L. (2009). Avaliação da qualidade preditiva de testes de diagnóstico de cancro pancreático. Estatística e Qualidade na Saúde: novos rumos, novos desafios, 161-169.

    -Ribeiro, M., Silva-Fortes, C. e Carvalho, A. (2009). Análise comparativa do controlo de qualidade em ressonância magnética em instituições de saúde nacionais e internacionais. Estatística e Qualidade na Saúde: novos rumos, novos desafios, 110-122.

    Carina Silva-Fortes, Emílio Barreto-Hernandez, Lisete Sousa, Antónia A. Turkman e Margarida Gama-Carvalho. (2008). Análise por microarrays de complexos ribonucleoproteicos: normalização e selecção de genes com associação diferencial. Actas do XV Congresso Anual de Estatística, 537-547.

    Carina Silva-Fortes, Antónia A. Turkman e Lisete Sousa. (2007). Aplicação das Curvas ROC na análise de dados de microarrays. Livro de Actas da V Conferencia Estatística e Qualidade na Saúde, EQS2006, 15-21 .

    Carina Silva e M. Antónia A. Turkman. (2006). Curva ROC bayesina. Livro de Actas da IV Conferência Estatística e Qualidade na Saúde, EQS2005, 32-39.

    Carina Silva e Antónia Turkman. (2003). “Curvas ROC – Avaliação da Exactidão de Testes de Diagnóstico”, no livro de proceedings da II Conferência Estatística e Qualidade na Saúde, na Escola Superior Tecnologias da Saúde de Lisboa

Teses

  • “Comparação de Resultados em Educação-Matemática”, tese de dissertação para a obtenção da licenciatura, DEIO-FCUL.1999

    “As Curvas ROC como Instrumento na Análise Estatística de Testes de Diagnóstico”, tese de dissertação para a obtenção do grau de Mestre, DEIO-FCUL. 2003

    "Uma aplicação da metodologia ROC na análise de dados de microarrays", tese de dissertação para obtenção do grau de doutor, DEIO-FCUL. 2012.

Artigos em revistas nacionais com arbitragem científica

  • Silva-Fortes, C., Amaral Turkman, M. A. and Sousa, L. (2013). A estatística não-paramétrica ao encontro da genética. Boletim da Sociedade Portuguesa, Primavera 2013: 38-45. ISSN: 1646-5903.

    Matos, A., Gaspar, C., Duarte, M., Marques, P., Poças, I., Silva-Fortes, C., Queirós, L. e Bivar, A. (2012). Perimetria de Hiperacuidade Preferencial no estudo do Edema Macular Diabético. Ciência & Tecnologia.

    Ribeiro, M., Fouto, O. e Silva-Fortes, C. (2010). Técnicas de supressão de gordura: Estudo comparativo em Ressonância Magnética mamária. Acta Radiológica Portuguesa, Vol XXII, nº85, pp.15-26.

    Ribeiro, M., Fouto, O., Correia, M. e Silva-Fortes, C. (2010). Avaliação da Qualidade de imagem em RM mamária: uma análise comparativa entre Técnicas de aquisição linear e paralelo. Acta Radiológica Portuguesa, Vol XXII, nº85, pp. 27-36.

Communications

Comunicações orais por convite

"Arrow plot uma nova ferramenta na análise da expressão diferencial" Seminários de Bioestatística organizados pelo CEAUL na FCUL. 2012

"Um encontro entre a Estatística e a Genética" Encontros com a Ciência na ESTeSL. 2013


“Curvas ROC – Avaliação da Exactidão de Testes de Diagnóstico na II Conferência Estatística e Qualidade na Saúde, na Escola Superior Tecnologias da Saúde de Lisboa (2003)

Comunicações em painel ("poster")

Miguel Brito, Chissengo Lucama Tchonhi, Carolino Monteiro, Carina Silva-Fortes e Luisa Veiga (2013). Glucose-6-phosphate dehydrogenase (G6PD) deficiency in children from 0 to 14 years hospitalized at the Pediatric Hospital David Bernardino, Luanda, Angola. Second Conference Pharmacogenomics: from cell to clinic. Lisbon, Portugal.

Neusa Alves, Vanessa Santos, Ilda Maria Poças, Carina Silva Fortes, Alberto Cardoso (2013). Análise da Acuidade Visual no Implante de LIO Fáquica em elevadas miopias. XIV CONGRESSO NACIONAL DE ORTOPTISTAS E V CONGRESSO LUSO-BRASILEIRO DE ORTÓPTICA, LISBOA, PORTUGAL.

Luis, F.L., Eiras, M. and Silva-Fortes, C. (2013). Performance analysis of National Early Warning Score in six Portuguese Acute Wards. 8th International Rapid Response Conference.
May 13-14th 2013, Royal College of Physicians, London, pp 9.


-Silva-Fortes, C., Amaral Turkman, M. A. e Sousa, L. (2012). Selecting differentially expressed genes with hidden subclasses. 9th International Workshop on Computational Systems Biology, Ulm, Germany.

- Silva-Fortes, C., Amaral Turkman, M. A. e Sousa, L. (2010). Decision rule to obtain a convex ROC curve to select up- and down-regulated genes in one channel microarrays. StaM2010 – Statistical Modelling: Challenges in Health, May 9th-12th, Parque das Nações, Lisboa, Portugal. Programme and Book of Abstracts, pp.80-81.

- Silva-Fortes, C., Amaral Turkman, M. A. e Sousa, L. (2010). Comparison between Bayesian and classical methodologies for discovering transcription-factor targets from RIP-chip experiments. Ninth Valencia International Meeting on Bayesian Statistics, June 3rd-8th, Benidorm, Spain, Programme Abtracts Participants, pp. 260.

-Costa, A., Ribeiro, M., Silva-Fortes, C. e Silva, J. (2009). Bobinas de radiofrequência em exames mamários por ressonância magnética. VII Congresso Nacional de Senologia, Vilamoura, Portugal.

Silva-Fortes, C.; Turkman, A. and Sousa, L. (2008). "Bayesian methods for discovering transcription-factor targets from RNA immunoprecipitation microarrays". Compstat 2008. Porto.


Mendonça, P.; Gonçalves, C.; Silva, S.; Vasconcelos, D. and Silva-Fortes, C. (2007). “ Liquid Base Cytology Mouting With Xylene Substitution”. XXXIII European Congress of Cytology, Madrid, Spain.

Carina Silva-Fortes, M. Antónia A. Turkman e Lisete Sousa. (2007) “Lets ROC on Microarrays”. 5th International Conference on Multiple Comparisons. Vienna, Áustria.

Carina Silva-Fortes, M. Antónia A. Turkman e Lisete Sousa (2006) “Aplicação das Curvas ROC na análise de dados de microarrays”, na V Conferência Estatística e Qualidadade na Saúde de Lisboa.

Carina Silva (2004) “Curvas ROC vs Superfícies ROC”. no XII Congresso Anual da SPE, organizado pela Universidade de Évora.

Carina Silva e Antónia Turkman. (2003) “Comparação de Testes de Diagnóstico Quantitativos” no XI Congresso Anual da SPE, organizado pela Universidade do Algarve.

Gilda Cunha, Elisabete Carolino, Carina Silva, Ricardo Sousa. (2003). “Contributos da Área Científica de Matemática para um Ensino Inovador e de Excelência em Tecnologias da Saúde” no IV Encontro Nacional das Tecnologias da Saúde, na Escola Superior Tecnologias da Saúde de Lisboa.




Comunicações orais por convite

Silva-Fortes, C., Amaral Turkman, M.A. e Sousa, L. (2013). Arrow plot: um novo gráfico para a seleção de genes em dados de microarrays. I Encontro Português de Biometria & I Encontro Luso-Galaico de Biometria, pp.

Silva-Fortes, C. (2013). A Estatística ao encontro da Genética. Seminário na Escola Superior de Tecnologias da Saúde de Lisboa, no âmbito dos Encontros com a Ciência.

Bruno Pereira, Arabela Coelho, Carina Silva Fortes, José António Dias, Luís Vaz e Marisa Barbosa (2013). Non-contact tonopachymetry as Primary Open-Angle Gaucoma first screening test. XIV CONGRESSO NACIONAL DE ORTOPTISTAS E V CONGRESSO LUSO-BRASILEIRO DE ORTÓPTICA, LISBOA, PORTUGAL.

Hugo Quental, Ilda Maria Poças, Carina Esteves, Wilson Quintino, Carina Silva-Fortes (2013). Caracterização visual numa amostra infantil em idade pré-escolar e escolar – o estado da arte num rastreio. XIV CONGRESSO NACIONAL DE ORTOPTISTAS E V CONGRESSO LUSO-BRASILEIRO DE ORTÓPTICA, LISBOA, PORTUGAL.

Silva-Fortes, C., Amaral Turkman, M.A. e Sousa, L. (2013). Comparação de métodos Não-paramétricos na seleção de genes que apresentam subtipos moleculares em dados de microarrays. XXI Congresso da Sociedade Portuguesa de Estatística. Aveiro, Portugal. pp.56-57.


Silva-Fortes, C., Amaral Turkman, M. A. e Sousa, L. (2012). Um novo algoritmo para a estimação do coeficiente de sobreposição pelo método do núcleo. (Comunicação aceite para o XX Congresso Anual de Estatística, Porto).

- Ribeiro, M. M.,Vaz, G., Silva-Fortes, C., Lança, L. O’Neill, J., Mauricio, J.C. (2011). Inter-Observer variability in the vascular assessment pre-EVAR
by CT scan angiography. European Radiology, Vienna, Áustria, B-441.

- Silva-Fortes, C., Amaral Turkman, M.A. e Sousa, L. (2011). Not proper ROC curves in the discovery of special genes. CEAUL - GI3 Meeting, 24th-26th March, Sesimbra, Portugal.

-Ribeiro, M.M., Silva-Fortes, C. (2011). Avaliação vascular por Angio TC no tratamento não cirúrgico de aneurisma da Aórta. No âmbito da XVII Edição do curso pós-graduado de actualização “Radiologia-Osteoarticular e Intervenção”, em Abril de 2011 na Faculdade de Ciências Médicas.

- Silva-Fortes, C., Amaral Turkman, M. A. e Sousa, L. (2011). Afinal as Curvas ROC degeneradas nem sempre degeneram. XVII Congresso Estatística e Qualidade na Saúde, Maio de 2011, IHMT, Lisboa.

Ana Cláudia Moreira Rebelo de Matos, Cristiana Miranda Gomes Ferreira Gaspar, Marisa Alexandra da Eira Duarte, Patrícia Alexandra Valado Marques, Ilda Maria Poças2, Carina Silva Fortes. (2011). Perimetria de Hiperacuidade Preferencial no estudo do Edema Macular Diabético. VI Encontro Nacional das Ciências e Tecnologias da Saúde de Lisboa, 20 a 22 de Outubro de 2011, ESTeSL, Lisboa.

- David Tavares, Conceição Antunes, André Coelho, Bárbara Flores, Beatriz Reis, Carina Silva-Fortes, Nuno Medeiros e Rute Borrego. (2011). Reflexões, resultados e perspectivas em torno de uma parceria para o estudo da saúde e dos estilos de vida. V Encontro do CIED «Escola e Comunidade», 19 de Novembro de 2011, Lisboa.

-Silva-Fortes, C., Amaral Turkman, M.A., Lança, L., Silva, R., e Marques, G. (2010). Detecção de lesões simuladas: Uma abordagem estatística. Congresso Internacional das Ciências e Tecnologias da Saúde, 30 Abril, Ilha Terceira, Açores, Portugal.

-Silva-Fortes, C. Amaral-Turkman, M. A., Sousa, L. (2010). Regra de decisão para a obtenção de curvas ROC convexas em microarrays de um canal. . XVIII Congresso da Sociedade Portuguesa de Estatística, 29 Setembro a 2 de Outubro 2010, São Pedro do Sul, Portugal. Livro de Resumos, Volume I, pp.43-44.

-Lança, L., Silva, R., Marques, G e Silva-Fortes, C. (2009). The influence of the tube potential (kVp) on the detection of simulated chest lesions in a CR system. European Radiology, Vienna, Áustria, 19(S1):S292.

- Ribeiro, M., Fouto, O., Silva-Fortes, C. e Correia, M. (2009). Image quality on breast MR: comparison between linear and parallel acquisition coils. European Radiology, Vienna, Austria, Março de 2009, 19(S1):B-540.

-Silva-Fortes, C., Amaral Turkman, M. A., Lança, L., Silva, R. e Marques, G. (2009). Uma aplicação das curvas ROC MRMC em Radiologia. XVIII Congresso Anual da SPE, Sesimbra, Portugal, Setembro, 72-73.

Ribeiro, Margarida, Silva-Fortes, Carina e Carvalho, Alexandra. (2008). Análise Comparativa do Controlo da Qualidade em Ressonância Magnética em diferentes instituições Nacionais e Europeias. EQS2008, Lisboa.

“Normalização e selecção de genes diferencialmente expressos: mRNA splicing factors microarrays”. XV Congresso Anual da Sociedade Portuguesa de Estatística, 21 de Agosto, 2007, Lisboa.

“Identification of distinct subset of cellular mRNA associated splicing factors: Evaluation, optimization of normalization and gene selection methods”
WSGP-Follow-up Meeting, 9 e 10 de Março, 2007, Coimbra.

Seminário no âmbito do doutoramento
“As Curvas ROC na análise de dados de Microarrays – Uma perspectiva bayesiana” 16 de Setembro, 2006, DEIO-FCUL.

“Curva ROC bayesiana” na IV Conferência Estatística e Qualidade na Saúde, na Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Lisboa, 2005.

Silva, C. e Amaral Turkman, M.A. (2004). Curvas ROC – Avaliação da Exactidão de Testes de Diagnóstico. II Conferência Estatística e Qualidade na Saúde, EQS2002, Lisboa.